Ir para o conteúdo

Quer criar uma nova conta do Google Ads?

Você está prestes a criar uma nova conta do Google Ads. É possível ter várias campanhas na mesma conta sem precisar criar uma nova.

Agendar uma reunião Acesse sua conta Começar agora
Ligue para receber ajuda com a inscrição, de segunda a sexta, das 9h às 19h .

Fundamentos do marketing on-line

Como configurar o Google Ads: checklist

20 de março de 2023 Artigo
Uma mulher de cabelos curtos sentada em uma mesa e conversando em um smartphone com um laptop e um tablet na frente.

Compartilhar

Se você está avaliando se o Google Ads é ideal para você, ou se preparando para configurar sua primeira campanha, este checklist mostra como começar.

Aprenda alguns termos básicos

  • Palavras-chave: São as palavras ou frases que as pessoas digitam na Pesquisa Google, acionando a exibição do seu anúncio. Ao configurar uma campanha publicitária, você escolhe uma lista de palavras-chave que as pessoas interessadas no que você tem a oferecer podem digitar.

  • Lance: É o valor máximo que você está disposto a pagar quando alguém clica no seu anúncio. (Com o Google Ads, você não paga para aparecer, apenas quando alguém clica no anúncio para visitar seu site ou fazer contato telefônico.)

  • Índice de qualidade: ferramenta de diagnóstico que compara a qualidade do anúncio com os de outros anunciantes. Ele é medido em uma escala de 1 a 10 e fica disponível no nível da palavra-chave. Um Índice de qualidade mais alto significa que o anúncio e a página de destino são mais relevantes e úteis para alguém que pesquisa a palavra-chave em comparação com outros anunciantes. Você pode usar a ferramenta de diagnóstico do Índice de qualidade para identificar como melhorar seus anúncios, páginas de destino ou palavras-chave.

  • Classificação do anúncio: Essa métrica ajuda a determinar onde seu anúncio será exibido comparado com os outros anúncios, quando for acionado para exibição no Google. A classificação é determinada por seu lance, Índice de qualidade e outros fatores.

  • CPC (custo por clique): O valor real que você paga quando alguém clica em seu anúncio. Você nem sempre paga o preço total do lance para cada clique – o lance configura uma faixa de possíveis custos por clique que você poderá pagar.

  • Conversão: Uma conversão ocorre quando alguém que clicou no seu anúncio realiza outra ação que você designou como importante, como uma compra, inscrição em newsletter ou ligação telefônica.

Organize sua conta

Como configurar sua conta para ter sucesso desde o início? Comece dividindo seus produtos ou serviços em categorias e baseie a estrutura da sua conta nelas. Uma boa opção é refletir a estrutura que você já usa no seu site.

Há dois níveis de organização em uma conta do Google Ads: campanhas (nível superior) e grupos de anúncios (nível inferior). É possível ter vários grupos de anúncios em cada campanha. Pense nas campanhas como representantes de categorias abrangentes da sua empresa, e nos grupos de anúncios como representantes de grupos de produtos ou serviços menores e específicos. Se você administra uma loja de materiais para artesanato, pode criar estes exemplos de campanhas e grupos de anúncios:

Campanha 1: Tricô e costura

  • Grupo de anúncios 1: Novelos
  • Grupo de anúncios 2: Agulhas e argolas
  • Grupo de anúncios 3: Tecidos e linha de bordar

Campanha 2: Arte infantil

  • Grupo de anúncios 1: Tinta e canetinhas
  • Grupo de anúncios 2: Purpurina e cola
  • Grupo de anúncios 3: Kits de artesanato

A criação de campanhas, grupos de anúncios, anúncios e listas de palavras-chave individuais para seus produtos ajuda a manter seus anúncios relevantes, garantindo que alguém que esteja procurando por “cola de glitter” não veja acidentalmente seu anúncio de “linha de bordar” e pense que você não tem o produto.

Quanto mais focados e específicos forem seus anúncios, mais pessoas interessadas exatamente no que você oferece poderão ser alcançadas.

Defina seu orçamento

Com o Google Ads, você controla os gastos com duas configurações: orçamento diário e lances.

O orçamento é o valor que você deseja gastar por dia em cada campanha. O lance é o valor que você deseja gastar em uma palavra-chave se alguém pesquisá-la e clicar no seu anúncio.

No início, é uma boa ideia distribuir seu orçamento geral, que é o valor que deseja pagar por toda a conta, uniformemente por suas campanhas até ter uma ideia de qual funciona melhor para sua empresa. Mas, em geral, você deve definir orçamentos de campanha e valores de lances diferentes com base nas suas metas de negócios. Para o exemplo da loja de materiais de artesanato, se você quiser atrair compradores para seus produtos de “arte infantil” em um mês, considere definir um orçamento maior para essa campanha e reduzir o orçamento de outra menos importante. Você pode alterar seu orçamento e lances a qualquer momento. Portanto, se algo não estiver funcionando, é possível fazer ajustes para atender às suas necessidades.

Ao definir lances para suas palavras-chave, você deve escolher de forma equilibrada um lance que gere uma classificação de anúncio favorável, sem extrapolar seu orçamento.

Para saber mais sobre o funcionamento dos lances, visite a Ajuda do Google Ads.

Um jovem empresário na cozinha enquanto revisa a papelada e faz anotações na frente de um laptop.

Escolha suas palavras-chave

O objetivo ao definir palavras-chave é escolher os termos que as pessoas possivelmente pesquisarão quando estiverem buscando on-line pelo que você oferece. O ideal é que suas palavras-chave sejam o mais relevantes possível para o anúncio que acionam e para a página de destino que as pessoas acessarão se clicarem no seu anúncio.

Para ajudar você no começo, o Google Ads tem uma ferramenta gratuita chamada "Planejador de palavras-chave", que gera uma amostra de palavras-chave para suas campanhas. (Recomendamos revisar a lista de sugestões e usar apenas as que fizerem sentido para você.) O Planejador de palavras-chave também ajuda a estimar quanto investir em uma determinada palavra-chave para que seu anúncio seja exibido nos resultados de pesquisa. Isso indica se determinadas palavras-chave são muito caras para você, e quais se encaixarão em seu orçamento. Geralmente, quanto mais competitiva uma palavra-chave, mais caro será o lance. Quando você está começando, convém evitar palavras-chave de alta concorrência para não gastar todo o seu orçamento em apenas alguns cliques. Usar palavras-chave de baixo a médio custo já pode gerar bastante exposição, e ajuda a testar como suas campanhas estão funcionando.

Saiba mais sobre o Planejador de palavras-chave do Google Ads.

Defina seus tipos de correspondência de palavra-chave

O tipo de correspondência de palavra-chave é uma configuração no Google Ads que refina ainda mais quando seu anúncio será exibido no Google. Existem cinco opções:

Correspondência ampla (padrão):

Com um tipo de correspondência de palavra-chave, seu anúncio é exibido em pesquisas relacionadas ao significado da palavra-chave, o que inclui buscas que não contêm os termos dela. Seu anúncio aparece na maior variedade de pesquisas e é a configuração padrão para todas as campanhas. Observação: é fundamental usar a correspondência ampla com Lances inteligentes porque cada consulta de pesquisa é diferente, e os lances para cada consulta devem refletir os indicadores de contexto exclusivos presentes no momento do leilão.

Correspondência de frase:

Os anúncios podem aparecer em pesquisas que incluem o significado da sua palavra-chave. O significado pode ser implícito, e as buscas dos usuários podem incluir um sentido mais específico. Com a correspondência de frase, é possível alcançar mais pesquisas do que com a correspondência exata e menos do que com a correspondência ampla, exibindo seus anúncios somente naquelas que mencionam seu produto ou serviço. Para usar esse tipo de correspondência, adicione aspas em torno das palavras-chave, ou seja, “fio de lã”.

Correspondência exata:

Os anúncios podem aparecer em pesquisas que tenham o mesmo significado ou a mesma intenção da palavra-chave. Das três opções de correspondência de palavra-chave, a exata oferece maior controle sobre quem confere o anúncio, mas alcança menos pesquisas do que as correspondências ampla e de frase. Para esta opção, coloque colchetes ao redor da palavra chave, por exemplo: [fio de lã].

Palavras-chave negativas:

É possível usar palavras-chave negativas para impedir a veiculação dos seus anúncios em pesquisas com termos específicos. Por exemplo, se você só vende fios de alta qualidade, pode remover palavras como "pechincha" ou "barato".

Saiba mais sobre os tipos de correspondência de palavras-chave aqui.

O objetivo ao definir palavras-chave é escolher os termos que você acha que as pessoas vão pesquisar quando estiverem procurando na Web produtos ou serviços como os seus.

Defina suas páginas de destino

A página de destino é onde os clientes em potencial chegam após clicar no seu anúncio. Escolher uma página relevante para seu anúncio e palavras-chave pode ajudar as pessoas a encontrar o que procuram mais rapidamente. Se o seu anúncio estiver promovendo a venda de lãs, escolha uma página de destino em que elas estejam em destaque, em vez da página inicial do seu site.

Decida em quais dispositivos aparecer

Seus clientes ideais pesquisam em um computador, dispositivo móvel ou ambos? Você está mais interessado em alcançar compradores quando eles estão fora de casa ou pessoas que desejam comprar on-line imediatamente? Ao configurar sua conta do Google Ads, pense nos tipos de clientes com quem deseja se conectar e, principalmente, nos tipos de dispositivos que eles usam para que você possa alcançá-los. Por exemplo, se você administra uma oficina mecânica e deseja atrair clientes quando eles estão perto e precisam de ajuda, considere exibir seus anúncios somente em dispositivos móveis.

Saiba mais sobre os anúncios para dispositivos móveis do Google Ads aqui.

Escreva seus anúncios

Seu anúncio é a primeira impressão que muitas pessoas terão da sua empresa, portanto, garanta que ele informe que você tem o que elas precisam. Isso é mais fácil quando o anúncio contém as palavras-chave que as pessoas realmente pesquisam. Você pode fazer isso dividindo sua campanha em grupos de anúncios claros e escrevendo anúncios exclusivos para cada um (para a loja de materiais de artesanato por exemplo, um anúncio de novelos para palavras-chave de novelos e um anúncio de artesanato para produtos de artesanato). Isso tornará seus anúncios mais relevantes para clientes em potencial, e possivelmente aumentará seu Índice de qualidade.

Recomendamos o uso de uma “call-to-action” (CTA) no seu anúncio: uma mensagem clara e concisa que diz ao leitor o que fazer após ver seu anúncio. Frases como “Compre agora” ou “Saiba mais” fazem com que as pessoas cliquem no seu anúncio.

Por fim, antes de postar seu anúncio, verifique se há erros de ortografia ou gramática.

Conecte sua conta ao Google Analytics

O Google Analytics é uma forma gratuita e opcional de obter ainda mais informações sobre como as pessoas interagem com seus anúncios e website.

Embora o Google Ads informe quantas pessoas clicaram nos seus anúncios, a união do Google Ads e do Google Analytics permite que você saiba o que elas fazem quando acessam seu website. Por exemplo, se as pessoas chegarem ao seu site, mas clicarem imediatamente para sair, o anúncio pode não estar alcançando as pessoas certas, ou você pode estar direcionando-as para a área errada do seu site. Essas informações podem ajudar você a organizar melhor seus anúncios, e aproveitar melhor seu orçamento de marketing.

Embora o Google Ads informe quantas pessoas clicaram nos seus anúncios, a união do Google Ads e do Google Analytics permite que você saiba o que elas fazem quando acessam seu website.

Saiba mais sobre o Google Analytics aqui.

Ative seus anúncios e verifique novamente

Muito bem! Você já pode ativar suas campanhas e ver como elas funcionam. Verifique com frequência quais anúncios e palavras-chave estão gerando mais cliques e conversões. Com o tempo, você vai perceber quais estratégias estão ajudando você a atingir suas metas e quais precisam de ajustes.

Consulte este checklist do Google Ads sempre que precisar e, se tiver alguma dúvida, há mais dicas disponíveis no guia da Ajuda do Google Ads.

Inscreva-se hoje mesmo

Crie uma conta, defina seu orçamento, crie seu primeiro anúncio e decida onde quer aparecer.