Ir para o conteúdo

Quer criar uma nova conta do Google Ads?

Você está prestes a criar uma nova conta do Google Ads. É possível ter várias campanhas na mesma conta sem precisar criar uma nova.

Agendar uma reunião Acesse sua conta Começar agora
Ligue para receber ajuda com a inscrição, de segunda a sexta, das 9h às 19h .

Dicas e sugestões

Como usar o Planejador de palavras-chave de maneira eficaz

20 de março de 2023 Artigo
Uma pessoa canhota escrevendo em notas coladas em uma parede de vidro.

Compartilhar

O Planejador de palavras-chave é um recurso gratuito e útil para criar listas de palavras-chave fortes e dar a largada para sua campanha PPC. As ferramentas para gerar ideias de palavras-chave e estimativas de lances podem ajudar a planejar sua estratégia de marketing. Você pode pesquisar ideias de palavras-chave e grupos de anúncios, ver o desempenho de uma lista de palavras-chave e até mesmo combinar listas de palavras-chave para criar novas. A ferramenta ainda ajuda você a escolher lances e orçamentos competitivos para usar em suas campanhas.

Por exemplo, digamos que você tem uma empresa em Vermont que vende xarope de bordo parae de todo o país produzidos com ingredientes locais. O Planejador de palavras-chave pode ajudar você a identificar termos, frases e palavras relacionados à sua empresa e pesquisados por clientes em potencial, e que você pode não ter pensado antes. Você pode estar dando lances para “xarope artesanal” e “xarope de origem local”, mas a ferramenta pode descobrir termos relacionados e pesquisados com frequência, como “calda para café da manhã”, “xarope artesanal”, etc.

Depois de entender o básico, existem várias estratégias que você pode adotar para levar sua campanha ao próximo nível. Confira algumas dicas de como usar o Planejador de palavras-chave para ajudar seu anúncio a ser exibido em pesquisas de clientes em potencial no momento em que eles procuram o que você oferece.

Use a filtragem básica para refinar seu público e orçamento

Ao começar a usar o Planejador de palavras-chave, você terá quatro opções:

  • Pesquisar novas palavras-chave: permite digitar uma frase, site ou categoria para gerar novas ideias.

  • Listas múltiplas de palavras-chave: combina duas listas diferentes para criar novas combinações de palavras-chave.

  • Obter volume e tendências de pesquisa: mostra históricos de tendências e dados de volume de pesquisa de palavras-chave.

  • Obtenha previsões de desempenho de cliques e custos: fornece projeções de desempenho para suas listas de palavras-chave com base em lances médios e no seu orçamento.

Ao inserir palavras-chave em qualquer uma dessas opções, você obtém uma lista ou relatório, que podem ser filtrados com base em vários elementos:

ALCANCE

  • Localização: fornece dados de volume de pesquisa e tendências com base em uma localização geográfica ou um intervalo designado.

  • Idioma: fornece dados de volume e tendências de pesquisa de um idioma específico. Isso é útil se o seu site tiver versões em idiomas diferentes (por exemplo, inglês e espanhol).

  • Rede de pesquisa: determina a origem dos dados fornecidos. A fonte de dados padrão é do Google; no entanto, você também pode escolher o Google e os parceiros de pesquisa do Google.
  • Palavras-chave negativas: filtra todas as palavras ou frases que você não deseja ver em seus resultados. Por exemplo, se você não deseja segmentar nada com as palavras “barato” ou “grátis”, basta inserir as restrições nesta categoria.

PERÍODO

  • Permite inserir um período específico de datas para verificar a média de pesquisas mensais do período. Você também pode comparar dois períodos diferentes. Isso é útil para decidir se determinadas palavras-chave têm melhor desempenho em diferentes épocas do ano, e ajuda você a criar estratégias para o momento da sua campanha.

FILTROS DE PALAVRAS-CHAVE

  • Média de pesquisas mensais: filtra palavras-chave com base na média de pesquisas mensais para datas selecionadas. Palavras-chave com volume de pesquisa extremamente alto (geralmente, uma média de mais de 10.000 pesquisas mensais) geram mais competição e têm um lance sugerido mais alto. Para quem está começando uma campanha, as palavras-chave com volume médio de pesquisa ajudam a evitar gastar muito em poucas palavras-chave.

  • Lance sugerido: permite que você veja opções de palavras-chave que ajudam a controlar melhor seu orçamento. O lance sugerido leva em consideração o custo por clique (CPC) que outros anunciantes estão pagando por palavras-chave com a mesma localidade e configurações da rede selecionados por você.

  • Parcela de impressões do anúncio: o número de vezes que as pessoas vêem seu anúncio, dividido pelo total de pesquisas que correspondem exatamente à sua palavra-chave no último mês para o local e a rede selecionados.

  • Parcela de impressões orgânicas: a porcentagem de vezes que uma página do seu site aparece em uma pesquisa na web de forma regular, e não paga, por uma palavra-chave. (Observação: isso só está disponível se você vincular sua conta do Google Analytics à sua conta do Google Ads.)

  • Posição média orgânica: mostra como páginas do seu site são classificadas em pesquisas regulares não pagas em comparação com páginas de outros sites. (Observação: isso só está disponível se você vincular sua conta do Google Analytics à sua conta do Google Ads.)

  • Competitividade: permite filtrar as palavras-chave de acordo com a dificuldade de obter uma posição superior com elas. Você pode filtrar por dificuldade alta, média e baixa. Para pequenas empresas, geralmente é recomendável filtrar por dificuldade média a baixa – elas tendem a ter um lance sugerido mais baixo, para que você possa aproveitar melhor seu orçamento.

OPÇÕES DE PALAVRAS-CHAVE

  • Permite que você restrinja ainda mais sua pesquisa para mostrar apenas ideias bastante relacionadas aos seus termos ou conteúdo de pesquisa, palavras-chave que já estão no seu plano e muito mais.

Embora o objetivo dos filtros seja reduzir sua lista ou relatório de palavras-chave, não defina muitas restrições. Considere começar de forma geral, sem filtros ou com apenas um, e ir testando-os para garantir que não está perdendo nenhuma oportunidade. À medida que você se familiariza com as palavras-chave do seu setor e com as opções de filtragem disponíveis, começará a descobrir quais filtros funcionam para você.

Agora que você sabe o básico sobre como usar o Planejador de palavras-chave, é hora de explorar algumas estratégias para aproveitá-lo ao máximo.

À medida que você se familiariza com as palavras-chave do setor e com as opções de filtragem disponíveis, vai começar a descobrir quais opções de filtro funcionam melhor.

Embora uma palavra-chave possa ter um alto volume de pesquisa nacionalmente ou em áreas amplas, você pode filtrar o local para determinar se o termo é popular e relevante na sua região.

Embora uma palavra-chave possa ter um alto volume de pesquisa nacionalmente ou em outras regiões mais amplas, você pode filtrar o local para descobrir se é um termo bem usado e relevante localmente.

Use palavras-chave de qualidade em vez muitas palavras-chave

Se você tem dificuldade em encontrar palavras-chave inovadoras ou relevantes para sua empresa, o Planejador de palavras-chave ajuda a descobrir novos termos e frases que clientes em potencial estão usando para pesquisar empresas como a sua. A ferramenta permite visualizar palavras-chave recomendadas pelo Google geradas por:

  • Palavra-chave: digite palavras ou frases relevantes para sua empresa ou site para obter novas ideias ou palavras-chave de formato mais longo, que talvez ainda não tenha considerado.
  • Página de destino: insira uma página específica no seu site (ou em qualquer site) e a ferramenta irá ler a página para gerar palavras-chave relevantes.
  • Categoria do produto: selecione quais categorias de produto melhor descrevem sua empresa para descobrir palavras-chave populares pesquisadas com frequência no seu mercado. Isso pode ajudar você a identificar palavras-chave que, talvez você não tenha percebido, clientes em potencial estão usando para pesquisar empresas como a sua.

Ao analisar as sugestões que a ferramenta oferece, tenha em mente que uma palavra-chave com alto volume de buscas pode ser bastante concorrida, o que eleva seu lance sugerido. Escolha palavras-chave que sejam realistas para sua campanha e que não absorvam a maior parte de seu orçamento.

Exiba seus anúncios para o público da sua região

Os filtros do Planejador de palavras-chave permitem que você personalize onde seus anúncios serão exibidos com base no idioma ou localidade. Isso é útil se sua empresa tiver uma loja física e você espera alcançar mais pessoas que pesquisam nas proximidades.

Embora uma palavra-chave possa ter um alto volume de pesquisa nacionalmente ou em áreas amplas, o filtro pode ajudar a determinar se o termo é popular e relevante na sua região. De volta ao exemplo da empresa de xarope de bordo em Vermont, é possível definir os filtros para sua cidade (Putney), estado (Vermont), país (EUA) e outras particularidades. Os resultados na ferramenta mostrarão o volume médio mensal de pesquisa, tendências de pesquisa, oferta sugerida e outras coisas em Putney, Vermont ou outra área geográfica escolhida.

Esses filtros também que você crie campanhas em diferentes idiomas. Se você achar que sua empresa é popular entre pessoas que falam inglês e espanhol, o Planejador de palavras-chave ajuda a encontrar as palavras-chave mais relevantes em cada idioma. Assim, você pode criar grupos de anúncios diferentes para alcançar os dois públicos.

Duas pessoas trabalhando sentadas lado a lado em uma mesa de vidro com um laptop.

Prepare-se para o que seus concorrentes estão pagando

A competitividade para palavras-chave pode aumentar seus custos significativamente. Com base em quantas outras pessoas estão fazendo lances, o nível de concorrência de uma determinada palavra-chave é classificado como baixo, médio ou alto. Palavras-chave de alta concorrência custam mais por lance médio, e usá-las pode tornar mais difícil (e caro) para seu anúncio obter uma posição mais alta de exibição.

O Planejador pode ajudar a encontrar palavras-chave eficazes que se encaixem em seu orçamento, mostrando quanto outros anunciantes estão pagando por elas. A coluna de lance sugerido da ferramenta mostra o valor médio gasto para atingir uma posição de nível alto para determinada palavra-chave. Você pode ver quais palavras-chave desejadas cabem no seu orçamento e usá-las para criar sua campanha, aumentando as chances de visibilidade entre clientes em potencial.

Embora o recurso de lance sugerido forneça uma boa previsão geral de custos, a ferramenta de estimativa de lance de primeira página do Google estima o custo para aparecer na primeira página de resultados com base no Índice de qualidade das suas palavras-chave e a concorrência atual delas.

Para visualizar a métrica estimada de lance de primeira página para suas palavras-chave, siga estas etapas:

  1. Visite a aba Palavras-chave e clique no botão Colunas
  2. Selecione Modificar colunas no menu suspenso
  3. No menu suspenso “Atributos”, adicione Est. lance de primeira página e clique em Salvar
  4. Você pode fazer o mesmo para visualizar seu lance estimado na parte superior da página (adicionar Lance est. na parte superior da página e Salvar)

Se a estimativa de lance de primeira página for muito alta, pode ser que o Índice de qualidade da sua palavra-chave seja ruim. Você pode clicar no balão Ajuda ao lado da sua palavra-chave para ver mais detalhes. Para saber mais sobre esse tópico, confira nosso artigo sobre estimativas de lance de primeira página.

Analise seu plano para aproveitar ao máximo seu orçamento

Conforme você descobre opções de palavras-chave viáveis, clique no botão à direita da coluna para adicioná-las ao seu plano de palavras-chave. Isso armazenará temporariamente suas palavras-chave em potencial. Depois que as palavras-chave estiverem no seu plano, você pode definir um orçamento diário, um lance máximo e um local para ver uma previsão detalhada sobre o potencial das palavras-chave escolhidas.

Quando você tiver uma lista de 10 a 20 palavras-chave para seu grupo, clique no botão Revisar previsões para ver cliques, impressões, posição e taxa de conversão média estimados para suas palavras-chave em potencial. Assim, você pode analisar se elas são realistas para seu orçamento. Use essas informações para adicionar e excluir palavras-chave até obter uma lista refinada, que ajudará a aproveitar ao máximo seu orçamento.

O Planejador de palavras-chave é uma ferramenta útil para estabelecer a base de uma campanha PPC bem-sucedida. Independentemente do orçamento ou tamanho da empresa, a ferramenta pode ajudar você a personalizar suas palavras-chave para obter mais eficiência. Lembre-se sempre dessas estratégias de uso da ferramenta para ajudar sua campanha de marketing on-line a ter sucesso.

Se ainda tiver dúvidas sobre como usar o Planejador de palavras-chave do Google Ads, confira esta página de suporte.

Independente do orçamento ou tamanho da empresa, essa ferramenta pode ajudar a personalizar suas palavras-chave para melhorar a eficiência.

Considere essas estratégias de como usar a ferramenta para criar uma campanha de marketing on-line de sucesso.

Se você ainda tiver dúvidas sobre como usar o Planejador de palavras-chave do Google Ads, confira esta página de suporte útil.

Inscreva-se hoje mesmo

Crie uma conta, defina seu orçamento, crie seu primeiro anúncio e decida onde quer aparecer.