Ir para o conteúdo

Quer criar uma nova conta do Google Ads?

Você está prestes a criar uma nova conta do Google Ads. É possível ter várias campanhas na mesma conta sem precisar criar uma nova.

Custos e orçamentos

10 dicas para gerenciar o orçamento do Google Ads

20 de março de 2023 Artigo
Uma mulher sentada em uma mesa olhando para uma pilha de recibos. Há um laptop do lado esquerdo da pilha e uma xícara do lado direito.

Compartilhar

Aprendizados importantes

Empresários experientes sabem que hoje em dia as pessoas não ficam apenas on-line; elas vivem on-line – alcançando o dispositivo mais próximo quando desejam saber, fazer ou comprar algo. Estar onde estão potenciais clientes é promover seu negócio on-line. Mas como saber se você tem dinheiro para anunciar com sucesso?

O que você vai aprender

  1. Usar anúncios PPC
  2. Definir metas para definir o orçamento
  3. Conectar suas contas do Google Ads e Analytics
  4. Manter-se dentro do orçamento
  5. Salvar a Rede de Display do Google para mais tarde
  6. Segmentar locais específicos
  7. Segmentar uma posição inferior nos resultados de pesquisa
  8. Experimentar palavras-chave longas
  9. Criar campanhas específicas
  10. Monitorar e ajustar

A pesquisa de palavras-chave é vital para uma campanha de pesquisa eficaz do Google Ads.

Usar anúncios PPC

A publicidade de pagamento por clique (PPC), como o Google Ads, coloca você no controle de quanto, como e onde gastar Com o gerenciamento de orçamento do Google Ads, você dá lances em palavras-chave (vincule sua conta do Google Analytics à sua conta do Google Ads e adicione termos que as pessoas pesquisam no Google) relacionadas à sua empresa para ter a chance de exibir anúncios nos resultados de pesquisa do Google. Em seguida, você paga o valor do lance se, e somente se, clicarem no anúncio para visitar seu site ou ligarem para você. Saiba mais sobre como as palavras-chave funcionam no Google Ads aqui.

Além de escolher suas palavras-chave, você define seu próprio orçamento e decide os valores de seus lances de acordo com suas metas de negócios. Com planejamento e monitoramento, você pode montar uma estratégia para maximizar seu orçamento do Google Ads e se conectar com um novo público on-line.

Defina suas metas para definir o orçamento

O que você espera conseguir anunciando on-line? Direcionar mais tráfego para o site? Receber mais ligações de pessoas locais? Divulgar sua empresa em um determinado local ou entre um determinado grupo demográfico?

Definir os resultados desejados ajuda a decidir em quais metas realocar o orçamento do Google Ads.

Ter uma ideia dos resultados desejados pode ajudar você a decidir em quais metas investir mais do seu orçamento no Google Ads. Em seguida, você pode criar campanhas específicas ou testar certas estratégias para atingir essas metas e aproveitar ao máximo seu orçamento definido.

Conectar suas contas do Google Ads e Analytics

Embora o Google Ads informe quantas vezes seus anúncios foram exibidos em pesquisas (“impressões”) ou quando clicaram neles, você não saberá se essas interações geraram conversões no seu site – clientes comprando, ligando, preenchendo um formulário ou qualquer ação desejada. No entanto, o Google Analytics, uma ferramenta gratuita, pode mostrar a você o que os clientes fazem depois de clicar no seu anúncio e visitar seu site.

Digamos que você tenha um estúdio de fotografia que fornece retratos e eventos, e que esteja veiculando anúncios que direcionam para a página inicial do seu site. Quando você olha para os dados do Google Analytics, vê que a maioria dos visitantes está clicando imediatamente na página “Serviços oferecidos”. Isso pode significar que os visitantes estão achando essa outra página mais relevante para o que pesquisaram e para o anúncio em que clicaram, portanto, convém alterar sua página de destino para a página “Serviços oferecidos”.

O Google Analytics também pode mostrar que os visitantes estão deixando seu site imediatamente após clicar em um determinado anúncio. Isso pode indicar que as palavras-chave escolhidas para seu anúncio podem não ser tão relevantes para sua empresa quanto você pensava. Isso lhe dá a chance de testar diferentes palavras-chave e ver se seus dados mudaram (e economizar dinheiro em palavras-chave que não estão gerando conversões).

O que esse tipo de informação tem a ver com o seu orçamento? Alterações como essa ajudam você a atender melhor os clientes em potencial, o que leva a mais conversões se eles tiverem uma boa experiência com sua empresa e seu site. Além disso, uma página de destino mais relevante ou palavras-chave apropriadas podem aumentar o Índice de qualidade do seu anúncio – fator importante de como seu orçamento do Google Ads é gasto e que pode ajudar a reduzir seu custo médio por clique.

Saiba mais sobre os Índices de qualidade.

Quando estiver pronto, veja como começar a usar o Google Analytics com sua conta do Google Ads.

Um homem e uma mulher sentados à mesa no escritório de casa, lendo anotações juntos. A mulher aponta para uma página e o homem observa.

Fique dentro do orçamento

Decida seu orçamento mensal do Google Ads e mantenha-o por um tempo. O Google Ads permite que você defina um limite diário de gastos do seu orçamento para exibir seu anúncio e, em alguns dias, pode parecer que o custo diário é maior. Isso porque o Google analisa o tráfego de pesquisa diário. Nos dias em que mais pessoas pesquisam, o Google Ads exibe seus anúncios com mais frequência – e com menos frequência quando o tráfego está baixo. Seu custo diário pode variar em até 20%. Não se preocupe e evite alterar muito os limites do seu orçamento – espere os resultados aparecerem antes de ajustar sua campanha. O Google Ads calcula automaticamente a média do seu limite diário durante todo o mês para evitar que sua campanha gaste demais.

Salvar a Rede de Display do Google para mais tarde

Se o seu orçamento for limitado, talvez seja melhor esperar para testar os anúncios de display na Rede de Display do Google. Embora os anúncios de display possam atingir um público mais amplo do que os anúncios da Rede de Pesquisa, as conversões dos anúncios de display tendem a ser menores, pois você não está necessariamente alcançando pessoas que procuram on-line o que você oferece naquele exato momento. Ou seja, boa parte do seu orçamento do Google Ads pode ser gasto em um retorno menor. Você pode esperar até obter sucesso nas campanhas de pesquisa e refinar sua estratégia de marketing on-line e, em seguida, experimentar a Rede de Display do Google.

Segmentar locais específicos

Se você tem uma loja local e o objetivo principal da publicidade on-line é obter tráfego de visitantes, exibir anúncios em outro estado pode ser um desperdício de orçamento e não aproximará você do seu objetivo. Nesse caso, usar as configurações de segmentação do Google Ads para exibir seus anúncios apenas para pessoas que pesquisam perto o suficiente para uma visita, ou em outros locais importantes para sua empresa, seria um gasto mais eficiente.

A segmentação por local também pode ser útil se suas metas de negócios não tiverem foco regional. Quer entregar pedidos do seu site em todo o país? Comece direcionando suas campanhas para algumas áreas nas quais você acha que sua empresa terá um bom desempenho ou para as principais áreas metropolitanas. Em seguida, observe suas métricas do Google Ads e seus dados do Google Analytics para ver a origem de seu tráfego e conversões. Essas informações podem ajudar a ver a localização de seus clientes em potencial, e onde pode ser mais benéfico gastar seu orçamento.

Um jovem usa pagamento com smartphone para comprar os produtos que estão na cesta de compras. A caixa sorri enquanto toca no celular dele.

Segmentar uma posição inferior nos resultados de pesquisa

Você acredita que seu anúncio só terá sucesso se aparecer o mais alto possível nos resultados de pesquisa, em uma das três primeiras posições. Mas lembre-se de que os anúncios exibidos na quarta posição ou abaixo ainda podem receber tráfego, com a vantagem de um custo por clique menor.

Há benefícios em aparecer em uma posição inferior. Às vezes, os clientes podem não estar prontos para comprar, fazer um pedido ou visitar sua empresa na primeira pesquisa. Eles podem estar pesquisando sobre o que desejam fazer ou comprar, ou explorando as opções antes de tomar uma decisão. Sendo assim, um anúncio em uma posição superior pode receber cliques e visitas ao site, mas não necessariamente gerar conversões. Ao aparecer em uma posição inferior, você pode evitar cliques de exploradores em estágio inicial, e receber tráfego (e gastar seu orçamento) apenas de pessoas que estão lendo os resultados com cuidado e clicando porque sabem exatamente o que querem naquele momento.

Experimentar palavras-chave longas

Considere experimentar algumas “palavras-chave de cauda longa” ou palavras-chave compostas por três ou mais palavras.

Por serem menos óbvias ou populares, a concorrência por essas palavras-chave é menor, ou seja, elas tendem a ter um custo médio por clique menor.

Por serem específicas, podem atrair clientes com mais potencial. Pode ser alguém que tem certeza do que deseja e, portanto, está mais preparado e propenso a comprar, ligar ou visitar a sua empresa durante a pesquisa. Por exemplo, se quiser que as pessoas saibam sobre os serviços de retratos para estudantes que seu estúdio oferece antes da época de formaturas universitárias, em vez de escolher “retratos” ou “estúdio de fotografia” como suas palavras-chave, tente usar a palavra-chave longa “promoção de retrato de formatura” para atrair cliques de usuários que estão procurando exatamente por isso.

O Google Ads inclui uma ferramenta gratuita que pode ajudar você a encontrar palavras-chave longas para sua campanha. Você pode ver como usar o Planejador de palavras-chave aqui.

Criar campanhas específicas

Se você está pensando em criar apenas uma campanha para todo o seu orçamento de PPC, ou já está executando sua conta do Google Ads com apenas uma campanha, pode ser uma boa ideia expandir e executar algumas campanhas diferentes. Uma única campanha pode esgotar todo o seu orçamento do Google Ads antes que os clientes pesquisem uma variedade de palavras-chave mais específicas para seus produtos ou serviços – palavras-chave com maior probabilidade de gerar negócios, como discutido acima.

Uma prática recomendada é criar campanhas com base nas diferentes seções do seu site. Os sites geralmente têm páginas diferentes para diferentes categorias de produtos. Seguir essas categorias pode ajudar a organizar suas campanhas. Se você está criando uma conta do Google Ads para um estúdio de fotografia, provavelmente não deseja executar apenas uma campanha para “Retratos”. Em vez disso, suas campanhas podem seguir a seguinte linha:

Campanha: Retratos de casamento
Campanha: Retratos de escola/formatura
Campanha: Fotografia de eventos

Dessa forma, você pode definir orçamentos diferentes para cada campanha, alterando seus gastos com base em metas — como destinar mais verba à campanha “Retratos de formatura” nas semanas anteriores à temporada de formatura. Além disso, você pode mostrar aos clientes em potencial anúncios mais específicos para o que eles estão procurando, direcionando-os para a página mais relevante do seu site.

Monitorar e ajustar

Não é preciso definir o orçamento e campanhas do Google Ads apenas uma vez e aceitar os resultados se eles não forem os desejados. Um dos maiores benefícios do Google Ads é que você pode acompanhar seus resultados e, em seguida, alterar estratégias e o orçamento sempre que quiser. Assim, você pode testar o que funciona e fazer ajustes. Experimente novas estratégias e campanhas continuamente, usando dados do Google Ads e Analytics, para fazer alterações até que seus anúncios ajudem a atingir suas metas de negócios.

Com um pouco de sensatez quanto aos custos, orçamentos do Google Ads de todos os tamanhos podem impactar e ajudar no cumprimento de suas metas de negócios. Planeje com inteligência usando essas dicas, teste e ajuste seus anúncios e aproveite ao máximo o orçamento para se conectar com novos clientes.

Inscreva-se hoje mesmo

Crie uma conta, defina seu orçamento, crie seu primeiro anúncio e decida onde quer aparecer.